terça-feira, 21 de maio de 2013

Buquê de noiva


                      A História do Buquê de Noiva

   A história do buquê carregado pelas noivas é antiga, do tempo da Grécia antiga e Europa medieval. Conta-se que na época de Nero, as noivas carregavam ervas e flores para oferecê-las em ritual a deusa Hera, a noiva de Zeus. Além disso afastava os maus fluidos.
E na Polônia costumavam até a jogar açúcar no buquê para adoçar o temperamento da noiva.

 Na França medieval as noivas seguiam para a igreja a pé e no trajeto iam recebendo flores que no final formavam o buquê. E ainda tinham os que diziam que o buque era para disfarçar as mãos tremulas devido a ansiedade nupcial.
Para espantar os maus fluidos ou para simbolizar prosperidade, o buquê é um objeto desejado e idealizado por muitas noivas. 

    Como a noiva atrai todos os olhares para si, as flores serviam como um filtro contra o mau olhado e os invejosos. Além das flores, um pouco de alho e trigo. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e o trigo atraísse a fertilidade. Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido. 

   E meninas pasmem com essa outra história que pesquisei na internet e o meu professor de história da faculdade confirmou, história não muito romântica é de que em Paris entre 1600 a 1700, não havia banheiros, perfumes, escovas de dentes, papel higiênico e não se tomava banho devido ao frio rigoroso o primeiro banho do ano era tomado em maio, pois nesta época a temperatura era mais amena, a maioria dos casamentos era em maio ou junho porque o cheiro das pessoas ainda estavam suportáveis, e para esconder o mal cheiro as noivas carregavam os buquês de flores junto ao corpo, tentando disfarçar o odor.
Dai ser maio o "mês da noivas".

  E a nova moda é colocar objetos que lembram sua infância, sua família seus antepassados, como botões de roupas, fitas, pedras, pedaço de madeira, renda, broches, inicias do nome, chave, sisal, medalha, fuxico, fotos dos pais e avós e camafeu. 
Eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiii o broche de coroa, achei muito elegante.




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário